Jogos com Crianças

Jogos de tabuleiros, além de divertir, são excelentes meios para estimular inúmeras competências em nós adultos e nas crianças.

Os benefícios envolvem o exercício de matemática, economia básica, gerência de recursos, raciocínio lógico, desenvolvimento da criatividade, habilidades motoras finas e amplas; e competências sociais e de comportamento humano, como o desenvolvimento de habilidades de negociação, saber perder, saber ganhar, exercício da paciência, exercício da persistência para atingir um objetivo, aprender regras e seguir as regras, entre outras.

Além disso, os jogos geralmente são fortemente associados a um tema histórico ou sobre uma civilização ou cultura. Através dos jogos aprendemos sobre as maravilhas do mundo, os grandes líderes da humanidade. Sobre a cultura em países como a Índia, China, Japão, ou como funcionam as produções de culturas e produtos. Como funciona uma fazenda? Como funciona a produção de perfumes na França?

O universo dos jogos de tabuleiros modernos é muito amplo. Só no Board Game Geek (maior site de jogos de tabuleiros atualmente, que possui um banco de dados de praticamente todos os jogos já publicados) existem mais de cem mil jogos cadastrados.

Há alguns anos nós criamos uma rotina de jogar com nossas filhas, que hoje (2018) têm 8 e 5 anos de idade. A experiência de sentarmos à mesa, diante de um jogo. Compartilhar momentos de descontração e de muito raciocínio tem sido muito bacana. As meninas têm desenvolvido e exercitado muitas habilidades e tudo isso desconectadas de celular e tablets.

Assim, após alguma insistência delas, resolvemos criar um canal no Youtube para compartilhar um pouco sobre a experiência de jogar jogos de tabuleiros com crianças. Criamos o canal “Jogos com Crianças”.

No canal nós apresentamos alguns jogos, que mesmo com idade indicativa mais alta, podem ser jogados com crianças. E apresentamos um pouco deste grande universo que são os jogos de tabuleiros.

Espero que você goste.